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ASSUNTO - VIOLÊNCIA
Os efeitos da violência contra os idosos no Brasil
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444 palavras    62 parágrafos

Segundo dados, do IBGE, em 20


anos a população brasuleira poderá


ser considerada envelhecida, mudando, assim, o panorama etário do país, em decorrência do envelhecimento da atual população adulta paralelamente a baixa nos nascimentos. Diante dessa realidade, torna-se ainda mais notável como a


violência contra idosos no país é


parte de um ciclo de efeitos


colaterais que acarretam em danos


severos a laços familiares e também


ao corpo social como um todo.


Assim, é necessário debater como a alienação parental e a falta de


empatia na educação infantil nos


seios familiares agravam esse


problema.


Primeiramente, cabe entender


como a alienação parental contribui para o agravamento desse problema. Em direito da família, o conceito em pauta refere-se a situação em que um dos genitores procura afastar o outro da convivência com os filhos a partir de campanhas de desqualificação e afastamento. Dessa maneira, os filhos crescem isolados de um de seus país ou, em casos de guarda compartilhada, escutam propaganda negativa de ambos, o que leva à alienação da criança perante sua família e, com o


agravamento, leva a uma relação de


rancor e ódio para com seus


próprios parentes. Portanto, quando


os pais se tornam idosos, as crianças,


criadas em um ambiente de rancor, tendem a negligenciar o cuidado com os progenitores idosos, e, como


consequência, desencadeiam casos


de violência física ou psicológica


para com essas pessoas. Logo, é de


suma importância que a lei sobre alienação parental tenha maior adesão e amparo pratico na sociedade.


Em segunda análise, a falta de


empatia na educação infantil é,


infelizmente, um alimentador desse


processo circular. De acordo com


estudos tragos pela CNN, a violência


como forma de educar aumenta diversos problemas, como o controle da raiva, rancor e


sentimentos de vingança. Por


consequência, com a negligência de


métodos educativos que valorizem a


sensibilidade, pais e outros parentes


alimentam uma gama de


sentimentos negativos nas crianças que, mais tarde, irão se voltar contra


eles quando forem idosos e


vulneráveis, acarretando na


degradação das dinâmicas familiares


e em relações partidas e quebradas pelo ódio alimentado pela falta de empatia que afeta não apenas o círculo imediato do indivíduo mas também todo o corpo social


com a valorização do individualismo


e da falta de empatia no olhar para


com o próximo. Dito isso, é essencial


que a sensibilidade seja mais valorizada na educação infantil para


quebrar com o ciclo de violência de


pais para filhos que mantém a


formação de indivíduos rancorosos


no corpo social e a destruição lares.


Nesse sentido, estratégias para a


contenção desses problemas devem


ser aplicadas. O MEC, organização


responsável pela educação no país,


deve, através da mudança das


ementas escolares, incluir tópicos sobre allenaçao parental e violencia


doméstica nas salas de aula, com a


finalidade de tornar as crianças


conscientes acerca da ilegalidade


dessas ações e possam, de maneira


mais eficiente, denunciar tais práticas e não normaliza-las. Adotada tal medida, o Brasil deve


experienciar um enfraquecimento no


ciclo de ódio e rancor alimentado


por relações brutas e violentas


dentro de casa.


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Nota:
800
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Comentário geral:
Olá! 🌟 Analisando sua redação, percebo que você tem um bom domínio da escrita e abordou o tema de forma relevante. Você utilizou dados e referências, estruturou bem o texto e selecionou argumentos pe... ver mais
Competência 01 - 160/200
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Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
Competência 02 - 120/200
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Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 03 - 160/200
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 04 - 200/200
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 05 - 160/200
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Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
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