O filme "Madmax" conta a história de uma civilização que esgotou quase completamente os recursos naturais da Terra, criando uma disputa entre os prórpios humanos para utilizar o que restou. Em paralelo à obra ficcional, há um consumo desenfreado dos recursos naturais pela sociedade moderna, que cada vez mais gera desperdício e poluição. Atuam como desafios para um desenvolvimento mais sustentável no Brasil a ausência de educação voltada a preservação do meio ambiente e a expansão da culta do consumismo.
Em primeiro plano, mesmo se tratando de um páis com extensas florestas e grande biodiversidade, não é ensinado nas escolas brasileiras sobre como deve-se agir para manter tudo isso. Dessa forma, muitas vezes as pessoas que vivem em áreas próximas à extrações ilegais de recursos ambientais não denunciam o crime por não terem ciência que se trata de um. Assim, como expõe Hannah Arendth em sua tese da banalidade do mal, uma adversidade que se repete sem intereferência se torna comum, criando a imagem de algo aceito pela sociedade.
Ademais, a massiva dispersão de propagandas persuasivas de produtos nas mídias de comunicação gera nas pessoas uma necessidade de consumo desenfreado. Dessa maneira, quanto mais consumidores interessados em comprar esses itens, mais as grandes empresas exploram as matérias primas para produzi-los. Entretando, como a ambientalista Marina Silva afirma, "a natureza possui uma estrutura feminina, não sabe se defender, mas se vinga como ninguém", trazendo a ideia de que essas ações terão consequências naturais em pouco tempo.
Portanto, é essencial que medidas sejam tomadas para mitigar a baixa explanção do tema meio ambiente na construção educacional dos brasileiros. O Ministério da Educação - orgão regulador do ensino nas escolas - deve agir adicionando na grade curricular discilinas práticas que promovam a preservação e manutenção da biodiversidade local, visando formar adultos conscientes e bem instruídos. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente - orgão responsável pela fiscalização do consumo dos recursos naturais - deve investir em campanhas, projetos sociais (como palestras) e eventos que falem sobre seu ministério, com o objetivo de atingir os mais velhos com conhecimento de consumo sustentável.