John Locke, filósofo inglês, destaca que é dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar da população. Todavia, em virtude da desvalorização do trabalho docente ser uma realidade no Brasil, é válido reconhecer como o Poder Público não atua de modo efetivo e, pior, não exerce seu papel social conforme os ideais de Locke. Nessa lógica, é possível analisar a falta de reconhecimento e a escassez de políticas públicas como impulsionadores do problema.
John Locke, filósofo inglês, destaca que é dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar da população. Todavia, em virtude da desvalorização do trabalho docente ser uma realidade no Brasil, é válido reconhecer como o Poder Público não atua de modo efetivo e, pior, não exerce seu papel social conforme os ideais de Locke. Nessa lógica, é possível analisar a falta de reconhecimento e a escassez de políticas públicas como impulsionadores do problema.
De início, percebe-se que a falta de valorização dos professores fomenta a permanência do entrave na sociedade, dado que muitos ainda não compreendem a importância fundamental desse profissional. Nessa ótica, ao destacar a ideologia do filósofo Platão, sobre especificamente o uso da razão para enfrentar os problemas sociais, nota-se como essa conduta não é realizada pelos brasileiros, sobretudo quando o assunto é o citado. Dado que, lamentavelmente, o indivíduo não questiona a realidade na qual está inserido, tendendo a perpetuar a negligência e a desvalorização do trabalho docente.
Além disso, vale ressaltar a escassez de políticas públicas como um fator que dificulta a atenuação do empecilho, visto que a ausência de recursos e programas adequados para apoiar os professores limita a criação de um ambiente escolar saudável e propício ao aprendizado. Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a sociedade incorpora as estruturas sociais, ou seja, os indivíduos incorporam pensamentos difundidos ao longo dos anos e os reproduzem com naturalidade. Isso pode ser verificado com a persistência da desvalorização dos professores, já que a população, acostumada com esse cenário, permite que a problemática supracitada continue em evidência, sem um debate amplo e efetivo.
Urge, portanto, a adoção de medidas para valorizar e apoiar os professores. Nesse sentido, o governo precisa promover campanhas de valorização do trabalho docente, capacitar profissionais da educação para enfrentar desafios do ensino e ampliar o acesso a programas de suporte psicossocial para docentes, mediante investimentos na área da educação. Destarte, será possível garantir um ambiente escolar mais motivador e inclusivo, para que os alunos possam aprender e se desenvolver plenamente. Somente assim, ao presenciar um Estado eficiente e ativo, a ideologia de Locke poderá, certamente, ser cumprida e notada no país.