Segundo Djamila Ribeiro,renomada filósofa brasileira,a resolução de determinado problema parte,acima de tudo,de sua visibilidade.Nesse contexto,ve-se que a invisibilidade da militarização das escolas para o combate à violência no Brasil é acentuada,por conseguinte aumentando os indíces de violência em colégios e institutos públicos.Desse modo,atribui-se o aumento da violência a falta de disciplina e o comprometimento dos alunos,além da não participação dos pais,agravando esse cenário.
Com isso,em concordância com a OCDE (Organização Cooperação Desenvolvimento Econômico) colocou o Brasil numa classificação em que o professor perde 20% do tempo para acalmar os alunos, dar broncas e colocar a classe em ordem; 51,4% dos alunos chegam atrasado às aulas e 38,4% faltam; o vandalismo e o roubo estão em segundo lugar com 11,8%, perdendo apenas para o México; as intimidações verbais entre alunos lideram a pesquisa com 34,4%; ferimentos em briga de alunos ocupam o quarto lugar com 6,7% e finalizando os dados, o uso e posse de drogas e/ou álcool atingem o maior índice com 6,9%.12.
Ademais,a rebeldia agrava-se cada vez mais,devido a indisciplina correlacionada a não participação dos pais,causando altos indíces de violência,contribuindo assim para jovens com má formação e possíveis autores de crimes futuramente,comprometendo assim a integridade social e física.Além disso,o desempenho das escolas do Exército em avaliações nacionais é superior ao restante dos institutos,no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a média é maior do que a dos alunos de escolas particulares.Dito isso,em seu Art. 205º,a Constituição Federal de 1988,prevê educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa,seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Destarte,faz-se necessária a intervenção governamental do Ministério da Educação,em conjunto com o Conselho Nacional de Educação por meio da aplicação de métodos constitucionais,respeitando os direitos humanos,realizando palestras com ex educadores de colégios militares,antigos alunos de institutos com a gestão compartilhada de escola pública com a política militar,implantando sistemas de recompensas para alunos modelo,consequentemente havendo a maior participação à gestão militar,assim contribuindo para uma comunidade mais célebre.Portanto,será possível a retomada de princípios e valores humanos,ao passo que o problema será amenizado.