A obra literária "Utopia", escrita por Thomas More, retrata uma olha governada pela razão, em que a população em total ausência de conflitos. Fota do cenário ficcional, esse universo imaginário Não é efetivado, posto que, no Brasil, os impactos ambientais do consumo na contemporaneidade interfere no bem-estar social. Sendo assim, é imperiosa a mudança desse quadro alarmante, sustentada ora pelo consumismo, ora pela influência da mídia.
Nesse sentido, é importante destacar que o consumismo é um fator determinante na permanência do óbice supracitado. Quanto a essa questão, aponta o instituto Brasileiro de geografia e estatística (IBGE), que o consumo das famílias no Brasil avançou 3,1% em 2003 em relação ao ano anterior. Com isso, o consumismo desenfreado contribui significativamente para a degradação ambiental. Com efeito, são necessárias intervenções para solucionar esse empecilho.
Além disso, outro ponto relevante nessa temática é que a influência da mídia é um elemento preponderante na dificuldade de superação da problemática. A respeito disso, a mídia desempenha um papel crucial na formação de modelos de comportamento e consumo, através de anúncios e influenciadores. Logo essa conjuntura exige medidas que minimizem o quadro adverso.
Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas cabíveis que amenizem esse panorama. Para tanto promover campanhas de conscientização através da mídia, destacando práticas de consumo sustentável. Além disso, promover incentivos para empresas que adotem tecnologias limpas. Feito isso, será possível atenuar a situação supracitada e estabelecer, no Brasil, um ambiente semelhante ao idealizado por Thomas More.