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ASSUNTO - ENEM
[Enem 2022] Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
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461 palavras    7 parágrafos

A constituição federal de 1988 estipula leis que asseguram os direitos da cidadania e consequentemente, promove uma realidade justa e igualitária. Contudo, nota-se que esse princípio é violado, visto que as populações tradicionais brasileiras enfrentam um quadro grave de desvalorização. Por certo, a omissão estatal e a ineficiência da mídia potencializam esse contexto.


A princípio, a lacuna na administração pública fomenta barreiras para a reversão da problemática. Em relação a isso, o filósofo Barnett defende que o Estado é incapaz de obedecer as suas próprias leis, sendo ineficiente como legislador. Sob esse pensamento, conclui-se que a máquina pública não concretiza seus fundamentos, uma vez que as comunidades indígenas e ribeirinhas são constantemente desvalorizadas no cenário brasileiro.


Por conseguinte, observa-se que o papel fluente da mídia é exercido incorretamente. Nessa análise, conforme o professor Afonso Albuquerque, a mídia brasileira é considerado o quarto poder. Dessa maneira, as redes de informação devem usar sua influência para debater sobre essa pauta social, disseminando informações para garantir que os povos e comunidades tradicionais não estejam sujeitos a uma realidade composta de desvalorização.


Em síntese, o Congresso Nacional, cuja função é criar e fiscalizar leis, deve elaborar uma legislação que promova uma alternativa de educação cultural nas redes de ensino. Afim, de garantir que a alteridade da parcela da população, como indígenas e ciganos seja valorizada. Assim, o que é previsto na Carta Magna será, por fim, concretizado. A constituição federal de 1988 estipula leis que asseguram os direitos da cidadania e consequentemente, promove uma realidade justa e igualitária. Contudo, nota-se que esse princípio é violado, visto que as populações tradicionais brasileiras enfrentam um quadro grave de desvalorização. Por certo, a omissão estatal e a ineficiência da mídia potencializam esse contexto.


A princípio, a lacuna na administração pública fomenta barreiras para a reversão da problemática. Em relação a isso, o filósofo Barnett defende que o Estado é incapaz de obedecer as suas próprias leis, sendo ineficiente como legislador. Sob esse pensamento, conclui-se que a máquina pública não concretiza seus fundamentos, uma vez que as comunidades indígenas e ribeirinhas são constantemente desvalorizadas no cenário brasileiro.


Por conseguinte, observa-se que o papel fluente da mídia é exercido incorretamente. Nessa análise, conforme o professor Afonso Albuquerque, a mídia brasileira é considerado o quarto poder. Dessa maneira, as redes de informação devem usar sua influência para debater sobre essa pauta social, disseminando informações para garantir que os povos e comunidades tradicionais não estejam sujeitos a uma realidade composta de desvalorização.


Em síntese, o Congresso Nacional, cuja função é criar e fiscalizar leis, deve elaborar uma legislação que promova uma alternativa de educação cultural nas redes de ensino. Afim, de garantir que a alteridade da parcela da população, como indígenas e ciganos seja valorizada. Assim, o que é previsto na Carta Magna será, por fim, concretizado.


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Nota:
760
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Comentário geral:
Oi! 😊 Vamos lá, vou fazer um resumo das suas redações e dar algumas dicas para você brilhar ainda mais!
Primeiro, parabéns! Sua redação tem um projeto claro e uma tese bem definida sobre a desvalori... ver mais
Competência 01 - 160/200
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Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
Competência 02 - 160/200
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Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 03 - 160/200
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 04 - 160/200
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 05 - 120/200
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Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
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