No filme "Cidade de Deus, o personagem Bené abandonou a escola e acabou no mundo do tráfico de drogas. Da mesma maneira, há um crescimento dos casos de abandono escolar atualmente. Isso tem ocorrido, pois muitos jovens deixam de estudar para ajudar financeiramente sua família e, também, são aliciados por traficantes para o mundo das drogas.
Um dos principais motivos que levam um jovem a deixar de estudar está ligado ao fato de ter, muitas vezes, que apoiar a família trabalhando. É comum observar famílias formadas por uma mãe com muitos filhos que passam por dificuldades e falta de condições básicas de recursos. Isso pode fazer com que os de suas tenham que buscar meios de ajudar financeiramente. A escola, nesse contexto, fica em segundo plano.
Além disso, fica claro, então, que mesmo o Brasil estando em pleno século XXI, ainda luta contra seus problemas sociais mais básicos.
Portanto, para que haja uma redução das situações de evasão escolas, é preciso que o Governo Federal, através do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania com o Ministério da Educação , criem um projeto que apoie famílias de baixa renda financeiramente conhecendo a realidade de cada família e suas necessidades. Também, estimular que os jovens estejam na escola com segurança reforçada evitando o aliciamento para que a médio e longo prazo a educação seja prioridade. Somente assim, casos como o de Bené fiquem apenas na ficção e não retratem a realidade.