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ASSUNTO - VIOLÊNCIA
A questão do feminicídio no Brasil
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250 palavras    13 parágrafos

No Brasil, a legislação brasileira no combate à violência contra a mulher tem avançado, no entanto, essa prática ainda persiste, logo, é relevante investigar o motivo dessa resistência.


Inicialmente, é preciso compreender as raízes que fundamentaram a sociedade brasileira ao longo de muitos anos. A construção dessa sociedade está alicerçada no patriarcado, uma forma de pensamento que centraliza o domínio do poder no homem e, concomitantemente, destitui, por completo, a mulher de poder financeiro, emocional e de fala, numa relação de distribuição desigual permeada pela submissão e violência.


Ademais, a naturalização do olhar social a partir da correspondência de estereótipos idealizados por essa sociedade, colabora para a dificuldade na mudança de distribuição de poder, e muitas vezes, essa tolera a violência e a reproduz por meio da educação das novas gerações e nas letras de músicas, cantadas de modo alienado pelas pessoas, num tributo à violência contra a mulher.


Outrossim, é a forma que o homem ocupa esse lugar de poder, ele o exercer como proprietário da mulher e por isso, tem o poder de decidir sobre a sua vida e, principalmente, sobre o início ou fim dos relacionamentos emocionais dessa mulher e, às vezes, até a decisão de viver ou morrer.


Nesse contexto, é imprescindível a implementação e o fortalecimento de políticas públicas para além da legislação. Essas ações precisam agir na educação e cultura que num processo, infelizmente, lento poderá promover a mudanças cultural e educacional para que o Estado consiga oferecer a segurança assegurada a todas as pessoas na Constituição Federal.No Brasil, a legislação brasileira no combate à violência contra a mulher tem avançado, no entanto, essa prática ainda persiste, logo, é relevante investigar o motivo dessa resistência.


Inicialmente, é preciso compreender as raízes que fundamentaram a sociedade brasileira ao longo de muitos anos. A construção dessa sociedade está alicerçada no patriarcado, uma forma de pensamento que centraliza o domínio do poder no homem e, concomitantemente, destitui, por completo, a mulher de poder financeiro, emocional e de fala, numa relação de distribuição desigual permeada pela submissão e violência.


Ademais, a naturalização do olhar social a partir da correspondência de estereótipos idealizados por essa sociedade, colabora para a dificuldade na mudança de distribuição de poder, e muitas vezes, essa tolera a violência e a reproduz por meio da educação das novas gerações e nas letras de músicas, cantadas de modo alienado pelas pessoas, num tributo à violência contra a mulher.


Outrossim, é a forma que o homem ocupa esse lugar de poder, ele o exercer como proprietário da mulher e por isso, tem o poder de decidir sobre a sua vida e, principalmente, sobre o início ou fim dos relacionamentos emocionais dessa mulher e, às vezes, até a decisão de viver ou morrer.


Nesse contexto, é imprescindível a implementação e o fortalecimento de políticas públicas para além da legislação. Essas ações precisam agir na educação e cultura que num processo, infelizmente, lento poderá promover a mudanças cultural e educacional para que o Estado consiga oferecer a segurança assegurada a todas as pessoas na Constituição Federal.


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Nota:
720
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Competência 01 - 200/200
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Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
Competência 02 - 160/200
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Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 03 - 160/200
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 04 - 160/200
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 05 - 40/200
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Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
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