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ASSUNTO - MEIO AMBIENTE
A negligência com o meio ambiente em questão no Brasil
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332 palavras    4 parágrafos

Na obra “Não verás país nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão, é retratada uma realidade distópica, apresentando os desdobramentos do total desmatamento da Amazônia, da poluição e das alterações climáticas. Diante disso, o jornalista brasileiro busca fazer uma crítica à sociedade brasileira, que se mantém impassível e não se vê como uma responsável pela destruição em massa dessa vegetação. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a base educacional lacunar e a inoperância estatal.


Sob esse viés, pode-se apontar como um empecilho para a consolidação de uma solução a base educacional lacunar. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. Dessa forma, institucionalmente o ser humano não se enxerga como um contribuinte para o avanço do desmatamento, já que tem um posicionamento egoísta diante da vida vegetal. Percebe-se então, que a escola não vem cumprindo seu papel no sentido de reverter o problema, pois retrata de forma superficial a problemática, não apresentando conteúdos que ajam na solução dessa questão.


Outrossim, a inoperância estatal ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. Bauman estabeleceu o conceito de “Instituições Zumbis”, sendo aquelas instituições que existem com um objetivo mas não tentam cumpri-lo. Visto então, que o governo além de falhar com sua obrigação que é assegurar a proteção da vida vegetal, pode-se observar que também, acaba por não estimular o corpo social a valorizá-lo, gerando assim, reflexos indubitáveis para a sociedade e para o meio ambiente.


Torna-se imperativo, então, desenvolver medidas que ajam sobre o problema. Para isso, é necessário que o Estado detentor de poder máximo, junto ao Ministério da Educação e Ministério do Meio ambiente, estabeleçam aulas e palestras com professores de biologia e engenheiros ambientais, além de disponibilizarem materiais informacionais, como livros e apostilas, com conteúdos afim de valorizar a fauna e a flora. Dessa forma então, buscando uma mudança no corpo social, estabelecendo medidas que contribuam para o fim dessa problemática. então, que a escola não vem cumprindo seu papel no sentido de reverter o problema, pois retrata de forma superficial a problemática, não apresentando conteúdos que ajam na solução dessa questão.


Na obra “Não verás país nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão, é retratada uma realidade distópica, apresentando os desdobramentos do total desmatamento da Amazônia, da poluição e das alterações climáticas. Diante disso, o jornalista brasileiro busca fazer uma crítica à sociedade brasileira, que se mantém impassível e não se vê como uma responsável pela destruição em massa dessa vegetação. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a base educacional lacunar e a inoperância estatal.


Sob esse viés, pode-se apontar como um empecilho para a consolidação de uma solução a base educacional lacunar. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. Dessa forma, institucionalmente o ser humano não se enxerga como um contribuinte para o avanço do desmatamento, já que tem um posicionamento egoísta diante da vida vegetal. Percebe-se então, que a escola não vem cumprindo seu papel no sentido de reverter o problema, pois retrata de forma superficial a problemática, não apresentando conteúdos que ajam na solução dessa questão.


Outrossim, a inoperância estatal ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. Bauman estabeleceu o conceito de “Instituições Zumbis”, sendo aquelas instituições que existem com um objetivo mas não tentam cumpri-lo. Visto então, que o governo além de falhar com sua obrigação que é assegurar a proteção da vida vegetal, pode-se observar que também, acaba por não estimular o corpo social a valorizá-lo, gerando assim, reflexos indubitáveis para a sociedade e para o meio ambiente.


Torna-se imperativo, então, desenvolver medidas que ajam sobre o problema. Para isso, é necessário que o Estado detentor de poder máximo, junto ao Ministério da Educação e Ministério do Meio ambiente, estabeleçam aulas e palestras com professores de biologia e engenheiros ambientais, além de disponibilizarem materiais informacionais, como livros e apostilas, com conteúdos afim de valorizar a fauna e a flora. Dessa forma então, buscando uma mudança no corpo social, estabelecendo medidas que contribuam para o fim dessa problemática. então, que a escola não vem cumprindo seu papel no sentido de reverter o problema, pois retrata de forma superficial a problemática, não apresentando conteúdos que ajam na solução dessa questão.


valorizar a fauna e a flora. Dessa forma então, buscando uma mudança no corpo social, estabelecendo medidas que contribuam para o fim dessa problemática.


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Nota:
920
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Comentário geral:
Olá! 🌟 Sua redação apresenta um bom domínio da escrita, com aspectos a serem melhorados. Vamos lá:
- Compreensão do tema: Você demonstrou compreensão sobre a negligência ambiental no Brasil, abordan... ver mais
Competência 01 - 160/200
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Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
Competência 02 - 160/200
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Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 03 - 200/200
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 04 - 200/200
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 05 - 200/200
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Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
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