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ASSUNTO - SOCIAL
A desigualdade na sociedade contemporânea
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344 palavras    4 parágrafos

Em sua obra, "Modernidade líquida", o sociólogo polonês Zygmunt Bauman discute a fragilidade de instituições, como o Estado, em lidar com problemas sociais de maneira duradoura. Por conseguinte, nota-se que a falta de políticas efetivas para lidar com a desigualdade na sociedade contemporânea prolonga suas consequências. Por isso, é imprescindível analisar esse óbice por meio de dois viés: a omissão governamental e a passividade midiática.


Em primeiro plano, segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, o objetivo principal do governo é garantir a segurança e bem-estar dos cidadãos. Logo, o governo falha como organização sempre que malogra o cuidado dos indíviduos em situação vulnerável, afetados pela assimetria financeira e cultural no Brasil. Ademais, a falta de ações concretas para combater esse obstáculo se caracteriza como negligência estatal e deve ser abordada com urgência. Desse modo, a atuação dos governantes cumpriria seu dever que, conforme Hobbes, é garantir a convivência pacífica.


Outrossim, cabe inquirir o papel dos grandes portais de mídia na representação da desproporção de classes sociais. O filósofo estadunidense Noam Chomsky exprobra a deturpação da verdade notada na imprensa. Tal conduta pode ser observada em programas de televisão que mascaram as difíceis condições de vida dos mais pobres e escolhem mostrar apenas a magnificência dos cotidianos de indivíduos afortunados. Contudo, a produção de conteúdo informativo é essencial para a conscientização popular que, por sua vez, é de extrema importância para efetivar projetos que visam amenizar, ou até solucionar, as dificuldades atuais.


Portanto, é inegável que o Brasil possua muitos empecilhos para lidar com a desigualdade social e medidas devam ser tomadas com esse mesmo objetivo. Nesse sentido, incumbe ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome implementar políticas que resolvam essa complicação. Isso deve ser feito por meio da oferta de auxílios financeiros disponibilizados para brasileiros vivendo abaixo da linha de pobreza e promoção de palestras em escolas, com sociólogos especializados nessa área, para averter as problemáticas discutidas. Assim, a qualidade de vida geral pode melhorar drasticamente e as críticas de Bauman não mais representarão a realidade desse país.


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Nota:
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Competência 01 - 200/200
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Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
Competência 02 - 160/200
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Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 03 - 200/200
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 04 - 200/200
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 05 - 200/200
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Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
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