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ASSUNTO - CULTURA
A democratização do acesso à cultura em questão no Brasil
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257 palavras    7 parágrafos

A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 215º, o direito à cultura como inerente a todo cidadão brasileiro. Tal prerrogativa não tem se reverberado, com ênfase, na prática, ao se observar os desafios para a valorização do patrimônio histórico no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.


Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os desafios para a valorização do patrimônio histórico. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a cultura, o que, infelizmente, é evidente no país.


Ademais, é fundamental apontar a falta de recursos financeiros como impulsionador dos desafios para a valorização do patrimônio histórico. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 2,8% dos municípios brasileiro possuem um plano de preservação do patrimônio histórico. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure.


Depreende - se , portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso , é imprescindível que o Estado divulgue campanhas e promova palestras que falem sobre o tema , por intermédio de debates em escolas , a fim de aumentar a valorização do patrimônio histórico brasileiro. Assim , se consolidará uma sociedade mais cultural, na qual o Estado desempenha corretamente sua parte no " Contrato Social " , tal como afirma John Locke.A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 215º, o direito à cultura como inerente a todo cidadão brasileiro. Tal prerrogativa não tem se reverberado, com ênfase, na prática, ao se observar os desafios para a valorização do patrimônio histórico no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.


Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os desafios para a valorização do patrimônio histórico. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a cultura, o que, infelizmente, é evidente no país.


Ademais, é fundamental apontar a falta de recursos financeiros como impulsionador dos desafios para a valorização do patrimônio histórico. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 2,8% dos municípios brasileiro possuem um plano de preservação do patrimônio histórico. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure.


Depreende - se , portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso , é imprescindível que o Estado divulgue campanhas e promova palestras que falem sobre o tema , por intermédio de debates em escolas , a fim de aumentar a valorização do patrimônio histórico brasileiro. Assim , se consolidará uma sociedade mais cultural, na qual o Estado desempenha corretamente sua parte no " Contrato Social " , tal como afirma John Locke.


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Comentário geral:
Olá, querido(a) aluno(a)! 🌟 Sua redação está muito boa e demonstra um bom domínio da escrita dissertativo-argumentativa. Você apresentou argumentos consistentes, embasados em um repertório sociocultu... ver mais
Competência 01 - 200/200
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Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
Competência 02 - 160/200
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Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 03 - 160/200
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 04 - 160/200
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 05 - 120/200
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Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
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